Em um cenário de altos custos com eletricidade, a energia solar surge como uma alternativa eficiente, econômica e sustentável para empresas de grande porte. Investir em energia solar para a sua empresa é uma decisão estratégica e inteligente, garantindo segurança energética e uma postura sustentável.

Neste guia, apresentamos o passo a passo para implementação do sistema fotovoltaico na sua empresa, detalhando desde o estudo de viabilidade até a instalação e manutenção do sistema. Descubra como o seu negócio pode se beneficiar dessa revolução energética e se posicionar à frente no mercado.

Benefícios Econômicos da Energia Solar para Grandes Empresa

O setor comercial é responsável pelo consumo de aproximadamente 29% da energia solar produzida pelo Brasil, estando atrás somente das residências, as quais correspondem a 45,8% desse mercado – o setor rural e industrial aparecem em terceiro e quarto lugar, com 17% e 7%, respectivamente.

A energia elétrica proveniente da geração solar fotovoltaica em B2B de grande porte é responsável por reduzir os custos fixos em até 90% em relação à tarifa de luz convencional.

Os benefícios econômicos são potencializados diante do atual contexto de apagões elétricos e de crise hídrica, que gera o aumento da conta de energia elétrica a partir das bandeiras vermelhas. Além disso, por estarmos localizados em um país com incidência solar vertical e constante, somos beneficiados pelo recurso solar durante o ano todo. 

Primeiros Passos para Instalação da Usina Fotovoltaica

Em um primeiro momento, é realizado o estudo de viabilidade. 

O estudo de viabilidade produz os dados que avaliam a praticabilidade do projeto, considera aspectos técnicos, financeiros e operacionais para garantir a efetividade energética dos sistemas fotovoltaicos no seu empreendimento. Nesta fase, identificam-se os riscos, desafios e oportunidades advindas da instalação do sistema. 

Para atestar a viabilidade técnica e operacional do projeto nos grandes estabelecimentos comerciais e empresariais, avaliamos a sua infraestrutura e logística, examinando-os, de modo a executar o projeto. Há a análise do consumo de energia para dimensionarmos a demanda e o tamanho do sistema fotovoltaico, da incidência solar da região em que se encontra a B2B de grande porte e do espaço disponível do telhado ou do solo em que os painéis serão instalados.

Planejamento e Projeto da Usina Fotovoltaica 

Para instalar a energia solar na sua empresa, procedemos em duas etapas de planejamento: o projeto base e o projeto executivo. O primeiro define o panorama geral visando à implementação bem-sucedida, estabelecendo as principais diretrizes, o desenho, o cronograma e as prospecções gerais do projeto. Nessa etapa, há uma estimativa orçamentária de todo o projeto. 

A partir do projeto base, desenvolvemos o projeto executivo, no qual há as especificações técnicas para a execução prática. Aqui, os materiais utilizados nos painéis, inversores e cabos solares, bem como os prazos do cronograma são detalhados; ocorre a integração da estrutura de fixação e do sistema elétrico ao sistema fotovoltaico. 

Processo de Instalação em Telhado ou Solo

O terceiro passo é de natureza prática, em que há a instalação da usina de energia solar e sua conexão ao sistema elétrico. Primeiramente, são implantados os suportes de sustentação que irão comportar os painéis no telhado, terraço ou solo na localidade. Finalizada essa etapa básica, aloca-se fixamente as placas solares sobre essas estruturas. 

Posteriormente, os painéis são conectados ao inversor solar e ao string box (instrumento de proteção dos painéis solares), por meio por meio de disjuntores e cabeamentos. 

Por fim, o inversor é ligado à rede de distribuição elétrica local, de modo que o estabelecimento tenha acesso tanto à energia fotovoltaica, como à energia urbana convencional. Essa conexão permite a geração de créditos para suprir os meses de maior consumo energético. 

Homologação da Usina Fotovoltaica: Licenciamento e Aprovações

Para que o sistema fotovoltaico seja vinculado à rede elétrica geral, a concessionária deve ser informada, de modo que verifique se o sistema está em conformidade com as normativas. Esse processo de solicitação e autorização pode levar algumas semanas, a depender da empresa distribuidora e da localidade de instalação. 

Após a aprovação, um medidor será instalado pela rede comissionada para que a energia produzida seja calculada e registrada. Somente profissionais licenciados podem solicitar a permissão para implementar o recurso de energia solar. 

Operação e Manutenção (O&M)

Assim que a instalação é concluída, monitoramos o funcionamento do sistema nos primeiros dias, pois talvez haja a necessidade de realizar alguns ajustes e adaptações. Passada essa fase, é feito o monitoramento remoto contínuo pelo próprio proprietário, por meio dos inversores.

Em relação ao processo de manutenção ao longo do tempo, é imprescindível a periodicidade das limpezas das placas solares (procedimento simples, que pode ser feito com pano úmido e sabão neutro) e da verificação visual das estruturas dos painéis e dos cabeamentos pela pessoa responsável. A manutenção do inversor, cujo custo é bastante baixo, deve ser feita entre 5 e 10 anos após a instalação, por uma empresa homologada.   

Grupo Jacto: a Maior Usina em Cobertura no Brasil

A TTS Energia, em parceria com o Grupo Jacto, realizou um projeto inovador em Paulópolis – SP, marcando um avanço significativo no cenário de energia solar no Brasil. A TTS – com a equipe da Jacto, CPFL e Temon Técnica – tornou possível a implantação de um sistema “on grid” com “grid zero”, conectando o sistema à rede elétrica sem exportação de energia.

Com a implementação do sistema de controle DEIF, garantimos a máxima performance para o cliente. Este projeto se destaca como a maior usina em cobertura no Brasil e os números são surpreendentes: 

A potência instalada totalizou 6,40 MWp, fazendo desta a maior usina em cobertura no Brasil. Esta realização reforça a posição da TTS Energia como um dos principais players no mercado de Geração Distribuída (GD) no Brasil.

  • 11.350 módulos de 550wp e 545wp instalados
  • 43 inversores da Canadian Solar 
  • 9.748 módulos no telhado
  • 1.602 módulos no estacionamento

Faça como o Grupo Jacto e muitas outras empresas que já deram esse passo. Transforme seu negócio com energia solar, reduza seus custos operacionais e contribua para um futuro mais sustentável! Solicite uma avaliação técnica gratuita com a TTS Energia e descubra como a energia solar pode transformar o seu negócio.